segunda-feira, 19 de março de 2012

A Magia Criativa dos artistas espanhóis





A Magia Criativa dos artistas espanhóis

Galeria Antic & Modern e Shopping Iguatemi promovem exposição com obras gráficas de Joan Miró, Pablo Picasso, Antoni Tàpies e Salvador Dalí

A Espanha é berço de alguns dos artistas mais criativos e produtivos do mundo. O trabalho de quatro deles poderá ser conferido em uma exposição promovida pela Galeria Antic & Modern e o Shopping Iguatemi, com apoio da Delphus Molduras.
A mostra, batizada de “Magia Criativa”, reunirá 40 obras gráficas de Joan Miró, Pablo Picasso, Antoni Tàpies e Salvador Dalí. A abertura está marcada para a próxima quarta-feira, dia 21 de março, às 20h, com um coquetel para convidados. A exposição ficará em cartaz até 31 de março, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h30 às 22h.
Nome menos conhecido do grande público, Antoni Tàpies ganha mais relevância em função de seu recente falecimento, no último dia 6 de fevereiro, em Barcelona. O artista catalão, nascido em 13 de dezembro de 1923, tinha 88 anos.
Considerado como um dos mais importantes pintores do século XX, Tàpies foi inicialmente influenciado pelo conterrâneo Miró e pelo suíço naturalizado alemão Paul Klee. Depois, Tàpies – que era autodidata – desenvolveu sua própria forma de pintura, bem mais informal, denominada pintura “Matérica”.
Essa técnica, completamente nova, considerada até iconoclasta, se distanciava do academicismo da época. Além de pintar com as mãos, Tápies acrescentava outros materiais em suas obras. Usando o látex como agente de ligação, combinava pigmentos secos, como pó de mármore, areia, terra, entre outras substâncias nos seus quadros. Aplicando densas camadas de tintas, as quais geram profundos relevos, concebeu uma pintura materializada, de dramática expressão.
Tàpies começou sua produção gráfica por volta dos anos 1950, criando importantes litografias e livros, incluindo obras gráficas, muitas vezes colaborando com poetas e escritores renomados como José Saramago, Joan Brossa e Rafael Alberti. No Brasil, em 1953, durante a segunda bienal Internacional de São Paulo, a pintura “Ásia”, de Tapiés, que atualmente pertence ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, recebeu o prêmio de aquisição, entre consagrados nomes como Mondrian, Paul Klee, Kokoschka, James Ensor, Munch, Henry Moore, Alexander Calder e Pablo Picasso.
Há obras de Antoni Tàpies expostas em museus de relevância internacional como o Centro Georges Pompidou, em Paris, o MOMA, em Nova York, e o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri (um dos principais de arte moderna da Espanha). Em Barcelona, onde nasceu e morreu, o pintor montou sua própria fundação em 1990: a Fundação Antoni Tàpies, com o objetivo de divulgar a arte contemporânea.

KAIMANA




IAB - RS faz aniversário




Luigi Baricelli / Marel




29ª Copa Gerdau de Tênis





A Copa Gerdau de Tênis, que neste ano chega à sua 29ª edição consecutiva, vai movimentar a capital gaúcha entre os dias 17 e 25 de março. Reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais do tênis juvenil, o torneio receberá centenas de jogadores de aproximadamente 50 países, entre eles algumas das principais promessas nacionais e internacionais. 

INAUGURAÇÃO




CONVITE




Ghola Camisas

Vista bem o seu negócio: Camisas personalizadas para empresas e private label