quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MARIA BETHÂNIA NO SHOW “CARTA DE AMOR” EM PORTO ALEGRE





MARIA BETHÂNIA
NO SHOW “CARTA DE AMOR” EM PORTO ALEGRE

Maria Bethânia traz para os gaúchos o elogiado show “Carta de Amor” nos dias 06 e 07 de março no Teatro do SESI. Será a primeira apresentação na capital da turnê, que estreou no Rio de Janeiro e passou por Salvador, Belo Horizonte – todos com ingressos esgotados em menos de 4hs da abertura das vendas.

A abelha rainha mostra pela primeira vez o repertório de seu mais recente CD, Oásis de Bethânia, lançado em março deste ano, que veio com formato novo em sua carreira: cada uma das 10 músicas do disco recebeu um arranjo inédito de convidados especialíssimos – que trouxeram a sofisticação de seus arranjos, unidos à voz única de Bethânia, trazendo o tempero ideal para a sonoridade marcante do novo trabalho

E é esta sonoridade nova que “Carta de Amor” traz. “O show vem do disco; é a base de onde eu parti, da mudança sonora que fiz ali com vários músicos”, conta Bethânia. “O título do show não se refere apenas à faixa do disco “Carta de Amor”, mas a todo tipo de amor que canto no show: o amor maduro, o amor inconstante, o amor traído, o amor eterno, o passageiro, o triste, o alegre...”, completa.

Como no disco, o show traz uma sonoridade diferente e um novo maestro. “Convidei o Wagner Tiso, maestro das Minas Gerais, para tocar com uma cantora baiana!”, brinca. Além de Wagner Tiso (maestro e piano), Gabriel Improta (violão e guitarra), Paulo Dafilin (violão e viola), Jorge Helder (baixo), Pantico Rocha (bateria), Marcelo Costa (percussão) e Marcio Mallard (cello) a acompanham.

Wagner, que já gravou com Bethânia, mas estará no palco com ela pela primeira vez, acha a experiência inovadora. “Já toquei com outros baianos, mas com Bethânia é diferente porque ela leva o teatro para o palco. Trabalhar com ela é interessante artisticamente porque sabe muito bem o que quer fazer; tem plena noção de tudo e um mapa geral do que vai ser. Levo para o show minha cabeça orquestral, o que dá um contraste bonito entre o recôncavo dela e minha mineirice. E conto com a ajuda desses músicos maravilhosos” – diz Tiso.

 “Meu objetivo é colorir as ideias de Bethânia”, conta o maestro, admitindo que a partir de sua marca registrada – os arranjos, repletos de harmonias que funcionam como contracanto – ele consegue conciliar a mineiridade com a baianidade. Ao comparar a musicalidade mineira com a baiana, Wagner Tiso lembra da leveza do grupo Novos Baianos, em contrapartida ao peso harmônico do Som Imaginário, que ele integrou. “Em Minas, são as montanhas, a introversão, enquanto na Bahia é a praia, a coisa mais solta, o que acaba refletindo na música’’.

Bia Lessa, diretora que já tem intimidade com seus espetáculos, assina a direção e cenário e a iluminação ficará nas mãos de Tomás Ribas. Bia desenhou um cenário conciso para retratar este momento de Maria Bethânia. Não há elementos desnecessários, há o vazio do palco, preenchido por um tapete de tiras entrelaçadas, costuradas artesanalmente uma a uma, que remete ao universo popular e erudito e um pedaço de tronco que nos faz lembrar a natureza e os seus ciclos. Um dia esse tronco foi semente, depois arbusto, depois árvore, agora um espaço para se recostar. Apenas isso; no mais são luzes que criam espaços, ambientes e situações. Uma única imagem no final do espetáculo sintetiza para Bia o que é esse show, “uma celebração do ofício da cantora: celebrar a vida através de suas mais profundas convicções”.

O show traz sucessos de sua carreira, músicas do novo CD e canções inéditas em sua voz. No roteiro, canções do novo disco como Casablanca e Barulho (ambas de Roque Ferreira), Velho Francisco (Chico Buarque) Salmo e Carta de Amor – esta que inspirou o título do álbum com um texto de sua autoria com a música e poesia de Paulo César Pinheiro. Entre as músicas cantadas por ela pela primeira vez, composições de Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e do português Pedro Abrunhosa, além da inédita Em Estado de Poesia, de Chico César, sem esquecer os clássicos de seu repertório de mais de 47 anos de carreira.

E é a leveza e a cumplicidade em cena da cantora com os músicos de que têm chamado a atenção do público e críticos. Da iluminação aos arranjos, da banda ao maestro, da cenografia ao figurino, tudo parece novinho em folha neste show da inesgotável Bethânia, que aos 67 anos, se renova sempre.



SERVIÇO

Maria Bethânia

LOCAL: Teatro do Sesi (Av. Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi)
DIA: 6 e 7 de março ( quarta e quinta-feira )
HORARIO DO SHOW: 21h
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

SETORES / PREÇOS DOS INGRESSOS:
•  Cota Especial: ESGOTADO
•  Mezanino: R$ 85,00
•  Lote promocional mezanino: ESGOTADO
•  Plateia: ESGOTADO 

BILHETERIA OFICIAL:
My Ticket - Centro - Rua dos Andradas, 1.425 - loja 69
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 18h, e no sábado, das 09h às 14h. Pagamento em dinheiro.

My Ticket – Moinhos - Rua Padre Chagas, 327 - Loja 6
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 18h, e no sábado, das 10h às 15h. Pagamento em dinheiro.

OLHAR DO COTIDIANO





Dois em um. Assim é a vida. Assim são nossos prêmios. Três em um, aí já é devaneio. Mas não menos interessante. Aliás, muito mais interessante. Quatro em um, já é exagero. Não precisamos ultrapassar aquela linha tênue que separa as coisas do mundo. Não me refiro ao limiar do que é certo ou errado. Vou além, me refiro ao limiar do que faz mal e do que faz bem. Cada um tem o seu. E pronto.

Se conseguirmos perceber todas as mulheres que vivem dentro da gente. Ninguém mais nos segura. A guerreira, a chorosa, a risonha, a tarada, a amiga, a que não está nem aí para nada, a incapaz de algumas coisas e a capaz de outras tantas, a romântica, a esperta, a traiçoeira, a vítima, a algoz, a mãe, a filha, a que se acha completa e a que sabe que tem muito mais vida para completar o download de uma existência.

Quando aceitarmos todas elas em nós. Quando entendermos que uma é espelho da outra e que a única coisa que muda é o nome. Quando encontrarmos o equilíbrio de Zeus, Poisedon e Hades em nós mesmas. Aí sim, a glória se fará instantânea. Saberemos do que somos capazes. Não deixaremos as atitudes no pensamento e a ação será peça fundamental nos nossos dias.

Quando nos despirmos de toda a hipocrisia que é não aceitar quem somos, esconder, colocar panos quentes. Quando nos libertarmos de nós mesmas e nossos preconceitos. Quando mergulhar e despertar fizerem parte do mesmo barco no oceano da vida. Aí sim, estaremos aptas a concretizar grandes feitos. O da consciência tranquila, o da certeza no falar, no agir, o da fé em nós mesmas e naquilo que nos move e nos dá a vida.

O fundo do poço pode ser o princípio de tudo. Quem cai, levanta mais forte ainda e com mais coragem e com mais vida. Quem cai, aprende a executar. Quem cai, pode ser grandioso. Quem cai e levanta e aprende a cair e sabe levantar, se torna sábio de si. Deuses mitológicos que habitam em nós, Zeus, Poisedon e Hades, cumpram seus papéis nos caminhos da vida e nos tornem capazes de sempre dar um passo a mais.



SINFONIA DAS CORES




Com obras de Eduardo Vieira da Cunha, Enio Lippmann, Esther Bianco, Fayga Ostrower,
 Alice Sores, Di Cavalcante, Carlos Vergara, Tomie Ohtake e Vera Chaves Barcelos.
Até abril na Galeria e Espaço Cultural Duque.

Bazar de Verão na Clássica com Pimenta




Bazar de Verão na Clássica com Pimenta 

A Clássica com Pimenta é um mix de loja e palco cultural, que tem como proposta incentivar os talentos locais dos segmentos de moda, decoração e expressões culturais de diversas formas. No espaço o cliente encontra peças de estilistas locais e pode participar de eventos diversos, como o Bazar de Verão, que acontece na próxima terça-feira, dia 19 de fevereiro, das 14h às 20h. 

Marcas que já confirmaram participação no Bazar de Verão: LU.V design, Camila Kunsler, Le Cup, Be For Fun, Mar Santo Beachwear, Zybra, Flores de Lima, Brigaderia Fina, Recortes da Moda, Fuxia, Younike.



Visite a Clássica com Pimenta
Av. Venâncio Aires, 18
Telefone: (51) 3516-6330
Horário: Segunda a Sexta das 10h30min às 19h e sábado das 10h30min às 15h30min
https://www.facebook.com/classicacompi 

Ghola Camisas

Vista bem o seu negócio: Camisas personalizadas para empresas e private label