terça-feira, 28 de setembro de 2010

O "Atelier Elisa Lisot" agora é Estilisot Moda Escola



O "Atelier Elisa Lisot" agora é Estilisot Moda Escola


ELISA LISOT


Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

Só quem é artista sabe o prazer de FAZER ARTE. Só quem é professor sabe o prazer de DESPERTAR O CONHECIMENTO ADORMECIDO QUE ESTÁ NO ALUNO. Me formei em Artes Visuais pela UFRGS e Estilismo pelo Senai. Aos 18 anos, comecei dando aulas de artesanato em casa mesmo. Um ano depois conheci a Villa da Arte, uma casinha vermelha que me acolheu de uma maneira muito carinhosa e foi lá onde virei professora de verdade! Agora, formada, montei meu próprio Atelier e convido vocês a conhecerem.

CHAIRS



Sexta-feira 01 de Outubro

Dia 01 de outubro, sexta feira, o Chairs Resto Lounge vai comemorar 03 anos de vida com uma super festa !

Uma noite Open Bar de Chandon e Vodka com a apresentação do TOP DJ AMERICANO LEE CABRERA.

Foram 03 anos de muitas alegrias, muita gente bonita passou pelo Chairs e com certeza muito mais ainda virá ! Não perca esta super noite, venha conosco curtir até o amanhecer com muita energia e aquele clima que você só encontra no Chairs!

Fundação Iberê Camargo e IMAMA contra o câncer





Fundação Iberê Camargo e IMAMA contra o câncer

Quem passar pela curva da avenida Padre Cacique, em frente à Fundação Iberê Camargo, vai se surpreender com a mudança de cor do belo prédio assinado pelo arquiteto português Álvaro Siza. A Fundação vai estar cor-de-rosa nos três primeiros dias de outubro, mês internacional de conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa faz parte do movimento Outubro Rosa promovido pelo IMAMA (Instituto da Mama do RS), que também terá atividades em outros pontos da capital, como o TRENSURB, o Aeroporto Salgado Filho e estádios de futebol. Este é o segundo ano que a Fundação Iberê Camargo participa do movimento numa tentativa de diminuir as estatísticas do câncer de mama, que afeta mais de 11 milhões de pessoas por ano, além de ser o câncer que mais causa morte entre as mulheres no Brasil.

Iberê Camargo

Exposição propõe viagem pelas lembranças de Iberê Camargo
“Os Meandros da Memória” apresenta o olhar do curador francês Jacques Leenhardt sobre a trajetória do pintor, a partir de suas lembranças.
Mostra comemora os 15 anos da Fundação Iberê Camargo e estará aberta ao público de 2 de outubro a 3 de abril de 2011.
“Iberê Camargo – Os Meandros da Memória” remete a um clima que impregna toda a obra do pintor, conferindo às lembranças um grande papel organizador. O artista é tomado por essa nostalgia ainda na infância, época em que as imensas paisagens solitárias do Rio Grande do Sul imprimem-se em sua memória, com os trilhos do trem correndo para longe e os fios do telefone pontuando esses espaços sem limites. Eles são para ele uma metáfora da existência humana, a do passante solitário, a do andarilho, que avança por uma estrada cujo horizonte se vai afastando. Comparável ao andarilho, o pintor defronta-se com uma solidão reforçada pela marcha inexorável do tempo. ”O tempo transforma as coisas que amamos – dizia Iberê – e nos afasta irremediavelmente do pátio de nossa infância para onde aspiramos retornar”.
Um passeio pelas lembranças de Iberê Camargo é a proposta do curador francês Jacques Leenhardt na exposição que marca o 15º aniversário da Fundação que leva o nome do artista. As 52 obras expostas – 14 pinturas, 30 desenhos, 7 gravuras e uma foto - serão apresentadas ao público no quarto andar da instituição a partir de 2 de outubro até 3 de abril de 2011. Para desenvolver o trabalho, o filósofo e sociólogo Jacques Leenhardt, diretor da Escola de Altos Estudos Sociais em Paris e presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), se debruçou sobre um grande volume de documentos, cartas, entrevistas e textos literários, principalmente sobre o livro de memórias Gaveta dos Guardados, escrito pelo artista e recentemente relançado pela editora Cosac Naify. “A relação com o passado, como um mundo feliz e desaparecido, dá sua nota de melancolia a uma das buscas pictóricas mais consequentes e solitárias da pintura brasileira dos últimos 50 anos”, diz Leenhardt.
Para o curador, a busca pelo tempo perdido perpassa todas as temáticas trabalhadas pelo artista ao longo de sua carreira encerrada com a sua morte em agosto de 1994. Leenhardt retraça os grandes momentos que marcam o ritmo da evolução do artista, especialmente a partir do período de estudos, nos anos 40, em Roma, com o pintor italiano Giorgio De Chirico. “O clima do período metafísico de De Chirico, entre 1910 e 1920, impressionará a tal ponto o artista que ele passará a ver ali seu próprio mal-estar e desenvolverá daí em diante muitos temas familiares. Em minha opinião, o contato prolongado de Iberê com De Chirico é tão importante para a sua arte quanto os procedimentos técnicos que ele pôde aprender com o artista, e muito mais determinante para a evolução formal da sua produção do que os cursos que ele fez em Paris com André Lhote”, complementa. “Com De Chirico eu sinto uma afinidade porque ele também expressou a solidão e o mistério que envolve as coisas”, escreveu Iberê.
Nesta exposição, o curador dá uma importância particular aos desenhos – a maior parte deles exibidos ao público pela primeira vez – “pois revelam, de maneira espontânea, a sua visão trágica da vida, além de mostrar a insatisfação com a finalização de suas obras. Através do desenho, o artista libera-se do que há de definitivo e mortífero na obra acabada”.
Na série Os Carretéis, Leenhardt procura mostrar a perda da estabilidade dominante no começo, que se transforma num desequilibro. Também é enfatizado o papel do manequim, “meio corpo vivo, meio corpo mecânico, entre vida e morte” e os autoretratos. “Iberê sempre tentou fixar a sua imagem. A técnica da caneta que vai e vem, como no retrato da capa do catálogo da exposição, leva a impossibilidade de produzir uma imagem definitiva, em vista do ser humano ser demasiado complexo, contraditório, inquieto”.

SERVIÇO:
Exposição: Iberê Camargo - Os Meandros da Memória
Curadoria: Jacques Leenhardt, filósofo e sociólogo, diretor de estudos da Escola de Altos Estudos Sociais, em Paris, e presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA)
Inauguração: 2 de outubro, às 11h, no átrio da Fundação
Visitação: de 2 de outubro a 3 de abril de 2011
Inicio: Terça a domingo, das 12h às 19h e quinta, das 12h às 21h
Local: No quarto andar da Fundação Iberê Camargo
(Av. Padre Cacique, 200. Porto Alegre)
Entrada Franca: As empresas Gerdau, Itaú, Camargo Corrêa, Vonpar e De lage landen garantem a gratuidade do ingresso
Informações: 3247.8000 ou pelo site http://www.iberecamargo.org.br/

II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo



II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo terá renomados palestrantes internacionais
Neste ano o evento acontece simultaneamente em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

Seis palestrantes do exterior vão participar do II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SISAU), promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, nas três capitais da Região Sul do Brasil, e que será o maior evento sobre a questão no País em 2010.

Os profissionais, de renome internacional, são Michael Tymoff (Fundação Bill Clinton), José Henrique Dominguez (Cervera & Pioz Architects), Dorte Mandrup Poulsen (Denmark), Gustavo Restrepo (Colômbia) e Sérgio Coscia (RMJM Architects). O tema que irá nortear as discussões é “Por uma nova mentalidade na arquitetura”.

Em Porto Alegre, onde a regional da AsBEA é presidida pelo arquiteto Joaquim Haas, participarão do II SISAU: Gustavo Restrepo, José Enrique Dominguez, Michael Tymoff e Sergio Coscia. A mediação local ficará a cargo de Klaus Bohne, coordenador do Grupo de Estudos de Sustentabilidade da AsBEA-RS.

“No Rio Grande do Sul temos exemplos de sustentabilidade como o espaço Vonpar, do complexo do Multipalco, que apresenta telhado verde diferenciado. Temos também o SAP Labs Brasil, localizado no Campus da Unisinos, em São Leopoldo, e o Solar Park, um estacionamento com painéis fotovoltaicos que geram energia 100% renovável ao Colégio Anchieta de Porto Alegre, influenciado pelos estudos da AsBEA-RS”, destaca Bohne.

Segundo o arquiteto Frederico Carstens, da Diretoria de Sustentabilidade da AsBEA do Paraná, este SISAU terá um formato inovador, destinando 50% do tempo aos debates na busca por novas alternativas de sustentabilidade para o planeta.

Carstens informa também que será instituído o Prêmio AsBEA de Sustentabilidade, reconhecendo as empresas de arquitetura e as indústrias da cadeia da construção civil que invistam e apresentem resultados balizados pelas diretrizes estabelecidas neste II SISAU. Ou seja, nas próximas edições dos Simpósios, além de terem sua abrangência ampliada para todos os estados onde a AsBEA possui regionais e não apenas no sul do Brasil, também terão seu conteúdo vinculado a propostas concretas apresentadas a partir das conclusões do SISAU 2010.

II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SISAU)

Porto Alegre - dias 5 e 6 de outubro de 2010
Horário: das 13h30 às 18h15
Local: Hotel Plaza São Rafael - avenida Alberto Bins, 514
Telefone: (051) 3220-7640
http://www.plazahoteis.com.br/
Inscrições pelo telefone (51) 3026-2236 / asbea@asbea-rs.org.br ou também no site http://www.simposiosustentabilidade.com.br/

REVISTA ESTILO & FESTAS

Tem lançamento hoje da Revista Estilo e Festas com coquetel na Maison Carlos Gomes. Lucia Szafir vai estar presente no evento.

COMER REZAR AMAR

Nesta quarta feira tem Pré-Estreia no Moinhos Shopping, COMER REZAR AMAR.

FARM'S


Vale a pena conferir a quinta feira na Farm's.

SUL SPORTS

Na proxima quinta feira tem nova edição de Sul Sports na loja Homem da Nilo Peçanha, 2605.

DIA 29 SEMPRE NO PEPPO

Ghola Camisas

Ficaremos abertos até às 19:00 horas nos  dias 12/13/14 de dezembro. Rua Engenheiro João Luderitz 445  Fone: 51 30930101 ...