quarta-feira, 12 de maio de 2010

ONG Parceiros Voluntários


ONG Parceiros Voluntários traz pensadores internacionais para debater valores e educação na construção de uma sociedade mais humana

Grandes pensadores na área da Educação participam da 5ª edição do Seminário Internacional PARE PENSE, promovido pela ONG Parceiros Voluntários e Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. Criado para promover, a cada dois anos, reflexões sobre Que Ser Humano estamos formando para o Século XXI, o encontro será realizado no dia 24 de maio, das 9h às 12h30min e das 14h às 17h30min, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Serão abordadas nesta edição as possibilidades e perspectivas para que a construção do futuro seja pensada a partir da relação entre os sistemas de formação e educação, com ideias de pensadores como a americana Anna Stetsenko, o alemão Bernd Fichtner, a francesa Noemi Paymal, a brasileira, Maria Dolores Fortes Alves, e o gaúcho Osmar Terra ex - Secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, além de um painel com jovens e educadores sobre a vivência na ação Tribos nas Trilhas da Cidadania. As inscrições estarão abertas a partir do dia 7 de maio, pelo site www.parceirosvoluntarios.org.br O ingresso é a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, preferencialmente feijão, leite em pó e óleo.





Na edição de 2010, o PARE PENSE tem como posicionamento do seminário O Futuro do Ser Humano é Ser Presente. Para a Parceiros Voluntários, significa ser integral e autoconsciente de suas práticas e de seus valores: estar humanamente presente, como forma de pleno engajamento social; estar presente na família, entre os colegas, amigos e vizinhos; e presente à frente das instituições com as quais cada um se relaciona.



O tema levanta questões: É possível buscar um reposicionamento frente à formação e a melhor educação para o século XXI? Qual o papel da educação e da formação na construção de uma sociedade mais solidária? Que legado queremos deixar? A ONG Parceiros Voluntários convida a pensar a Formação e a Educação tomando como prioridade o desenvolvimento humano e o uso pleno do potencial de cada pessoa.





CONHEÇA OS PALESTRANTES



Noemi Paymal



Antropóloga e criadora da Pedagogia 3000 TM, a francesa trabalhou durante mais de 25 anos em diferentes países da América Latina, no campo da antropologia aplicada e da educação alternativa. A partir de 2001, iniciou a investigação do tema das crianças e jovens chamados de Terceiro Milênio, auxiliada por uma equipe multidisciplinar.



É diretora de diversas revistas eletrônicas e coordena programas de rádio, entre eles o Pedagogia 3000 - Un encuentro con las nuevas generaciones. Além de escritora, é produtora de três programas de televisão sobre o tema da educacão e do desenvolvimento pessoal.

Realizou mais de 620 conferências na Argentina, Colômbia, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Espanha, México, Peru, Venezuela e Uruguai. Em 2009, participou do Foro Internacional da ANH - Alliance for a New Humanity com Deepak Chopra, na seção Educação.
Anna Stetsenko



Professora da Universidade da Cidade de Nova York e ex-chefe do Programa de Doutorado em Psicologia e Desenvolvimento, a americana Anna Stetsenko realizou uma extensa pesquisa no Instituto de Educação e Psicologia Geral da Academia Russa de Educação. Em Berlim, na Alemanha, trabalhou em seu pós-doutorado no Instituto Max Planck.



Também realizou pesquisas empíricas sobre adolescentes e desenvolvimento social, com obras intimamente ligadas a interações socioculturais em cotidiano de adolescentes e crianças. É representante proeminente de Lev Vygotsky e sua teoria da atividade. A academia dos Estados Unidos adotou a teoria Stetsenko de artigos e atividades como temas relacionados à auto-aprendizagem para o desenvolvimento e à história da psicologia.



Bernd Fichtner



Professor catedrático e diretor do Programa Internacional de Doutorado em Educação, da Faculdade de Ciências da Educação, Psicologia e Pedagogia Social da Universidade de Siegen, da Alemanha. Tem colaborado com pesquisadores e instituições universitárias brasileiras, como conferencista ou professor visitante. Como orientador de estudantes alemães, tem desenvolvido um importante trabalho de inserção dos universitários em atividades com populações periféricas, inclusive no Brasil, nomeadamente no Parque Oziel, na cidade de Campinas - SP. Também desenvolve projetos de pesquisa intercultural, especialmente com o Brasil, como o Ler e Escrever como Prática Cultural dos Jovens e Internet como Prática Intercultural.



Maria Dolores Fortes Alves



Doutoranda em Educação pela PUC/SP, mestre em Educação pela PUC/SP, mestre em Psicopedagogia; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Universidade de Buenos Aires), especialista em Educação em Valores Humanos; pedagoga pela UNISA; pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos Pesquisas Interdisciplinares), RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes) e, ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade , com projeto financiado pelo CNPq), docente colaboradora de Pós-Graduação (UNASP, UNIFESP e outras), professora da Rede Pública de São Paulo, assessora Educacional, palestrante, conferencista. Autora de diversos artigos e livros, entre eles: “DE PROFESSOR A EDUCADOR - Contribuições da Psicopedagogia: ressignificar valores e despertar autoria” e “O VÔO DA ÁGUIA: uma autobiografia”, “FAVORECENDO A INCLUSÃO PELOS CAMINHOS DO CORAÇÃO: Complexidade, Pensamento eco-sistêmico e Transdisciplinaridade”.





Osmar Terra



Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Neurociências pela PUCRS em 2009, Osmar Terra é Secretário da Saúde do Rio Grande do Sul. Foi presidente do Comitê para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância (Codipi), da Presidência da República, e Superintendente do Inamps do Rio Grande do Sul, dando início à implantação do SUS no estado. Também foi prefeito do município gaúcho de Santa Rosa, onde foi pioneiro na municipalização da saúde no RS, coordenador estadual do programa Piá e idealizador do programa Primeira Infância Melhor, até hoje inédito no Brasil.





SERVIÇO:



O quê: 5º Seminário Internacional Pare Pense

Quando: Dia 24 de maio, 2010, das 9h às 12h30min e das 14h às 17h30min

Onde: No Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre - RS

Inscrições: A partir de 7 de maio, pelo site www.parceirosvoluntarios.org.br

Quanto: O ingresso é a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, preferencialmente feijão, leite em pó e óleo



Neiva Mello | NEIVA MELLO Assessoria em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Aproveitem