segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fronteiras do Pensamento 2010




 


Uma pequena festa será realizada nesta segunda-feira (29), na entrada do Salão de Atos da UFRGS, após a palestra do historiador e antropólogo italiano Carlo Ginzburg. Os organizadores do Fronteiras do Pensamento querem comemorar com alunos, parceiros e patrocinadores o sucesso da edição de 2010 do ciclo de conferências.

As informações são mantidas em sigilo pela produção. Mas é certo que, quando deixarem o auditório, as pessoas encontrarão um brinde e algumas surpresas preparadas pela equipe do Fronteiras.

Na ocasião, também ocorrerá uma sessão de autógrafos dupla. Ginzburg assinará a sua última obra, Investigando Piero – O Batismo, o Ciclo de Arezzo, a Flagelação de Urbino (Cosac Naify, 2010). O livro sobre o pintor do Alto Renascimento Piero della Francesca (c.1420-1492), considerado o pai da perspectiva na pintura, não só dialoga com o clássico de Roberto Longhi, publicado originalmente em 1927 (Piero della Francesca), como aprofunda seus argumentos em torno da datação de obras como Batismo de Cristo, a Flagelação e o Ciclo de Arezzo.

A mesa ainda contará com a presença do escritor Affonso Romano de Sant’anna e do historiador e gestor cultural Gunter Axt, que vai assinar o livro Fronteiras do Pensamento (Editora Civilização Brasileira, 2010). Organizado por Axt e Fernando Schüler, a obra apresenta reflexões sobre soluções para o esgotamento do atual modelo de sociedade. O ponto de partida são as ponderações de Edgar Morin sobre as transformações ocorridas desde maio de 1968 e sua ideia de desastre global iminente. A interdisciplinaridade é a tônica dos escritos inspirados nas palestras do seminário que dá título ao livro, ocorrido em 2008, em Porto Alegre. Eles traçam caminhos para a reestruturação social através de práticas artísticas.

A quarta edição do Fronteiras do Pensamento encerra 2010 com muito a comemorar. O evento ganhou o prêmio TOP de Marketing ADVB na categoria Cultura no final do mês de outubro. Ainda teve a sorte de ver um de seus conferencistas, o peruano Mario Vargas Llosa, ser agraciado com o prêmio Nobel de

Literatura 2010 uma semana antes de desembarcar em Porto Alegre.

Além dele e do já citado Ginzburg, estiveram na capital gaúcha o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis; o inventor e o cientista norte-americano Raymond Kurzweil (holograficamente); o médico congolês Denis Mukwege; o oceanógrafo, ambientalista e produtor cinematográfico francês Jean-Michel Cousteau; o crítico literário britânico Terry Eagleton; o deputado do Parlamento Europeu Daniel Cohn-Bendit; o economista e cientista social Eduardo Giannetti; e o filósofo cognitivista norte-americano Daniel Dennett.

O Fronteiras do Pensamento é apresentado pela Braskem e tem o patrocínio de Grupo RBS, Unimed POA, Gerdau, Instituto Claro e Refap, apoio cultural de Anhanguera Educacional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ghola Camisas

Vista bem o seu negócio: Camisas personalizadas para empresas e private label