segunda-feira, 2 de julho de 2012

Seres Imaginários “invadem” a Gravura Galeria





Seres Imaginários “invadem” a Gravura Galeria
Exposição da artista Kira Luá destaca “criaturas” coloridas feitas em papel machê

A partir do próximo dia 27 de junho, a artista plástica Kira Luá irá mostrar suas criações na Gravura Galeria. A exposição, que ficará em cartaz até 28 de julho, é a primeira de uma série que comemorará seus 25 anos de arte, iniciados em 1987, na cidade paulista de Mogi das Cruzes.
Ela também apresentará, quase simultaneamente, trabalhos em Canela e Gramado. Na cidade de Canela, a Praça João Corrêa recebe duas instalações e uma escultura de Kira. Já em Gramado, além de exibir uma escultura de três metros de altura, o Kikitóide, em homenagem a Elizabeth Roselfeld, criadora do Kikito “original”, ela fará uma retrospectiva completa de sua carreira, no Centro Municipal de Cultura, em agosto.
Paulistana, mas que há nove anos reside no Rio Grande do Sul, entre Porto Alegre e Gramado, Kira Luá desenvolve um trabalho único, com muita criatividade. Seus “Seres Imaginários”, que dão nome à exposição na Gravura, são criaturas com formas inusitadas e muito coloridas.
Modeladas na maioria em papel machê, elas trazem a marca das mãos de Kira, que também incorpora os pregos, outro elemento forte em seu trabalho, na modelagem. Lúdicos e alegres, os seres permitem diversas interpretações, dependendo do imaginário de quem os vê, além da interação, através do toque.
Segundo a filósofa, antropóloga e poetisa Virgínia Momberger, “as criaturas coloridas de Kira saltam aos olhos como os insetos faziam na infância, quando enxergávamos melhor; fazem mostrar aquilo que não é visível, de maneira exagerada e com humor; de forma que sua arte torna-se, além de veículo e vínculo ao subjetivismo, um grito deste pequenino e encantador universo, de fundamental importância ao equilíbrio dos ecossistemas".
Na Gravura, estarão os trabalhos mais recentes de Kira. Seres que para Isabel de Castro, doutoranda e professora de Artes da ESPM, podem ser considerados Toy art.Nas suas peças, vemos que as formas e as proporções têm um humor convidativo ao toque e ao jogo. Paradoxalmente, são peças para serem expostas e visam aos adultos, no máximo aos adolescentes, que gostam de colecionar. Esta é a definição do toy art”, explica Isabel.


Exposição Seres Imaginários – de Kira Luá
Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647, Porto Alegre
Abertura: 27 de junho de 2012, quarta-feira, às 20h
Visitação: até 28 de julho de 2012
Horário: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ghola Camisas

Venha visitar nossa Loja de Fábrica. Rua Engenheiro João Luderitz 445 51 30930101 www.ghola.com.br