segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Urban Arts POA





Carol W traz o universo lúdico das crianças para exposição

A artista plástica Carol W abre a exposição “Eu fico com a pureza” na próxima quinta-feira, 26 de setembro, na Urban Arts POA (Rua Quintino Bocaiúva, 715 – Moinhos de Vento). O projeto que originou a mostra foi inspirado no livro “Casa das Estrelas: o universo contado pelas crianças”, do professor colombiano Javier Naranjo. Já o nome foi extraído da música “O que é, o que é?”, do cantor Gonzaguinha.

Foi lendo uma matéria sobre a obra de Javier - que conta com um dicionário feito por crianças, com definições para diversas palavras de A à Z - que Carol pensou em usar a ideia para buscar a base para desenvolver este trabalho. Segundo o autor, elas têm uma lógica diferente, uma maneira própria de entender o mundo e de revelar muitas coisas que os adultos já esqueceram. Após fazer contato com ele e receber dicas de como se aproximar, adquirir a confiança e extrair o lado mais lúdico dos pequenos, ela iniciou a coleta de material.

A artista visitou nove escolas públicas e particulares, entre julho e agosto deste ano, levando uma caixa colorida repleta de palavras interessantes. A atividade proposta era que os alunos, entre 5 e 11 anos, por meio de frases e de maneira livre e verdadeira, definissem o termo para uma pessoa que não o conhecesse. Para a criação de telas e esculturas, Carol selecionou algumas explicações das crianças e as interpretou do seu modo.

 “Foi uma experiência incrível. Quando comecei, nem imaginava como eu sairia disso tudo. Hoje posso dizer que não sou mais a mesma depois de visitar essas crianças. A ideia é simples, mas é tão cheia de beleza, verdade, pureza e sabedoria que realmente me encantou. Só posso dizer que aprendi muito com todas elas”, conta Carol W.

Essa é a primeira exposição da artista em que a maior parte dos trabalhos são telas, ao invés de peças em papel maché – técnica pela qual o trabalho dela é mais conhecido. Nas obras, além de tinta acrílica, foram utilizados giz e lápis de cor, material que os pequenos costumam usar para desenhar.

Estarão na mostra a Caixa das Palavras, com os mais de 60 termos que foram interpretados pelos alunos, além dos papéis com as frases deles. As escolas que participaram do projeto foram convidadas a ver o resultado na Urban Arts. A expo atravessará o mês de outubro, conhecido como o “Mês das Crianças”, e essa foi uma forma de homenageá-las.

Sobre Carol W

A artista plástica porto-alegrense Carol W ilustra desde criança, quando criava séries de desenhos nada convencionais. Trabalha há cerca de 16 anos com a técnica do Papel Maché, pela qual é apaixonada, além de ilustrar, pintar e fazer xilogravuras. Já teve seus trabalhos expostos em Porto Alegre, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também realiza trabalhos para agências de publicidade. Já ministrou diversas oficinas de Papel Maché, inclusive em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto, Leça da Palmeira e Caldas da Rainha.

A artista fez quatro exposições individuais sendo que duas delas foram itinerantes (Vida Doméstica: A Cozinha Animada de Carol W - 2004 , Amigos Imaginários - 2007, Meu Reino por um Caramelo! - 2009 e 2010 e Bibelô – 2011) e diversas exposições coletivas. Também ilustrou os livros infantis “Minha Princesa Africana”, de Márcio Vassallo pela editora Abacatte (2011) e “A Bruxa Casamenteira” de Regina Drummond pela editora Zit.
Serviço
Exposição “Eu Fico com a Pureza”, da artista plástica Carol W.
De 26 de setembro a 19 de outubro, de segunda à sexta das 10h às 19h, e sábados das 11h às 19h, na Urban Arts Porto Alegre (Rua Quintino Bocaiúva, 715 – Moinhos de Vento)
Entrada Franca 
Urban Arts Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ghola Camisas

Ficaremos abertos até às 19:00 horas nos  dias 12/13/14 de dezembro. Rua Engenheiro João Luderitz 445  Fone: 51 30930101 ...