quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ENTRElaçados, da pintora Tiffani Hollack Gyatso


Restaurante Saikô recebe a exposição ENTRElaçados.
A partir a próxima quarta-feira, dia 9 de setembro, o restaurante japonês Saikô ganhará uma atmosfera tibetana. O motivo é a exposição “ENTRElaçados”, da pintora Tiffani Hollack Gyatso, que ficará em cartaz no estabelecimento nos próximos meses.
Embora o nome aparente o contrário, Tiffani é brasileira, nascida em 1981. Sua vida lembra história de ficção, mas é nada mais do que uma realidade diferente daquelas mais próximas ao senso comum. Ela passou a infância em uma comunidade criada por seus pais em Minas Gerais (www.taotien.com.br) e, durante a adolescência, viajou pelo mundo.
Viveu em um veleiro na costa de São Paulo, depois com os aborígenes no deserto da Austrália e, finalmente, fez uma peregrinação pelo sul da Rússia a bordo de um motorhome, partindo da Alemanha e indo até a Mongólia.
Foi quando tomou conhecimento, pela primeira vez, da Thangka, a arte sacra tibetana. Determinada a estudar a técnica, Tiffani trabalhou como designer gráfica na Alemanha por três anos antes de se estabelecer em Dharamsala, na Índia.
Lá, foi a primeira estrangeira a ser aceita no Instituto Norbulingka (www.norbulingka.org), onde estudou de 2003 a 2006. Voltou ao Brasil logo depois e, desde 2007, vive com seu bebê e seu marido tibetano em Viamão, onde, convidada por Lama Samten, coordena as pinturas do Templo Caminho do Meio (www.cebb.org.br).
Nas pinturas da série ENTRElaçados, Tiffani se inspirou na arte japonesa, através do estilo Ukiyo-e, que significa “mundo que flutua”. Ou seja, o mundo dos prazeres e da beleza natural.
Em contraste, está o Thangka, em que retrata budas e mestres que abdicaram desses desejos “mundanos”. A artista acredita existir um caminho entre os dois extremos e o traduz em imagens que transmitrem, ao mesmo tempo, delicadeza e força.
“ENTRElaçados é uma série de misturas. Do Oriente com o Ocidente, da vida mundana com a espiritual, de coisas que são secretas e de outras que aprendemos a dizer. A gueixa e o monge, aqui e ali, eu e você. Todos entrelaçados, interdependentes”, comenta Tiffani.
A exposição ENTRElaçados, no restaurante Saikô, será composta de oito quadros: Entregas, Temujin, O Cavaleiro, Uma estranha no Jardim, Os Amantes, A Visão, As Cartas e o Mansageiro, e Lírio da Noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ghola Camisas

Vista bem o seu negócio: Camisas personalizadas para empresas e private label