segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Exposição Desenhar no Espaço - Fundação Iberê Camargo


Rara coleção de abstracionistas brasileiros e venezuelanos da Fundação Cisneros em exposição na Fundação Iberê Camargo

Dez grandes nomes da arte abstrata na América Latina estarão reunidos na exposição Desenhar no Espaço, trazendo ao país, de 30 de julho a 31 de outubro, 88 obras que integram o acervo de uma das mais importantes coleções de arte contemporânea da América do Sul, a Coleção Patricia Phelps de Cisneros. Mostra, com curadoria do venezuelano Ariel Jiménez, propõe um diálogo entre o percurso abstracionista no Brasil e na Venezuela da década de 40 até meados dos anos 70.

A partir do acervo de uma das maiores coleções de arte contemporânea da América Latina, a Coleção Patricia Phelps de Cisneros, chega ao Brasil a exposição Desenhar no Espaço, que reúne na Fundação Iberê Camargo 88 obras de dez nomes exponenciais do abstracionismo no Brasil e na Venezuela - os artistas venezuelanos Gego, Alejandro Otero, Jesus Soto, Carlos Cruz-Diez; e os brasileiros Hércules Barsotti, Willys de Castro, Lygia Clark, Mira Schendel, Hélio Oiticica e Judith Lauand. Sob a curadoria do venezuelano Ariel Jiménez, a mostra vai além do diálogo sobre o percurso da arte abstrata nos dois países, traçando um panorama da formação dos movimentos de vanguarda e de uma era pós-moderna na arte sul-americana, através das obras destes grandes nomes. Desenhar no Espaço fica em cartaz de 30 de julho a 31 de outubro, no segundo e terceiro andar expositivo da Fundação. Após a temporada de estreia no Rio Grande do Sul, a mostra segue para a Pinacoteca de São Paulo.

Serviço

O quê: Desenhar no Espaço – artistas abstratos do Brasil e da Venezuela na Coleção Patricia Phelps de Cisneros

Artistas venezuelanos: Gego (15 obras), Alejandro Otero (8 obras), Jesus Soto (9 obras), Carlos Cruz-Diez (4 obras).

Artistas brasileiros: Willys de Castro (12 obras), Lygia Clark (11 obras), Mira Schendel (15 obras), Hélio Oiticica( 9 obras), Hércules Barsotti (3 obras) e Judith Lauand (2 obras).

Curadoria: Ariel Jiménez

Abertura: 29 de julho, às 19h

Quando: de 30 de julho a 31 de outubro. De terça a domingo,das 12h às 19h. Quintas-feiras,das 12h às 21h.

Onde: Fundação Iberê Camargo , Avenida Padre Cacique, 2000. Telefone: 32478000

Entrada Franca. As empresas Gerdau, Itaú, Camargo Corrêa, Vonpar, De Lage Landen garantem a gratuidade do ingresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ghola Camisas

Vista bem o seu negócio: Camisas personalizadas para empresas e private label