terça-feira, 28 de setembro de 2010

II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo



II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo terá renomados palestrantes internacionais
Neste ano o evento acontece simultaneamente em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

Seis palestrantes do exterior vão participar do II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SISAU), promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, nas três capitais da Região Sul do Brasil, e que será o maior evento sobre a questão no País em 2010.

Os profissionais, de renome internacional, são Michael Tymoff (Fundação Bill Clinton), José Henrique Dominguez (Cervera & Pioz Architects), Dorte Mandrup Poulsen (Denmark), Gustavo Restrepo (Colômbia) e Sérgio Coscia (RMJM Architects). O tema que irá nortear as discussões é “Por uma nova mentalidade na arquitetura”.

Em Porto Alegre, onde a regional da AsBEA é presidida pelo arquiteto Joaquim Haas, participarão do II SISAU: Gustavo Restrepo, José Enrique Dominguez, Michael Tymoff e Sergio Coscia. A mediação local ficará a cargo de Klaus Bohne, coordenador do Grupo de Estudos de Sustentabilidade da AsBEA-RS.

“No Rio Grande do Sul temos exemplos de sustentabilidade como o espaço Vonpar, do complexo do Multipalco, que apresenta telhado verde diferenciado. Temos também o SAP Labs Brasil, localizado no Campus da Unisinos, em São Leopoldo, e o Solar Park, um estacionamento com painéis fotovoltaicos que geram energia 100% renovável ao Colégio Anchieta de Porto Alegre, influenciado pelos estudos da AsBEA-RS”, destaca Bohne.

Segundo o arquiteto Frederico Carstens, da Diretoria de Sustentabilidade da AsBEA do Paraná, este SISAU terá um formato inovador, destinando 50% do tempo aos debates na busca por novas alternativas de sustentabilidade para o planeta.

Carstens informa também que será instituído o Prêmio AsBEA de Sustentabilidade, reconhecendo as empresas de arquitetura e as indústrias da cadeia da construção civil que invistam e apresentem resultados balizados pelas diretrizes estabelecidas neste II SISAU. Ou seja, nas próximas edições dos Simpósios, além de terem sua abrangência ampliada para todos os estados onde a AsBEA possui regionais e não apenas no sul do Brasil, também terão seu conteúdo vinculado a propostas concretas apresentadas a partir das conclusões do SISAU 2010.

II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SISAU)

Porto Alegre - dias 5 e 6 de outubro de 2010
Horário: das 13h30 às 18h15
Local: Hotel Plaza São Rafael - avenida Alberto Bins, 514
Telefone: (051) 3220-7640
http://www.plazahoteis.com.br/
Inscrições pelo telefone (51) 3026-2236 / asbea@asbea-rs.org.br ou também no site http://www.simposiosustentabilidade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Aproveitem