domingo, 13 de novembro de 2011

DICA DA SEMANA - OXIGÊNIO SPORTS

3




Proprio o que?


Pergunta típica de quem ouve a palavra pela primeira vez!

Eu sou a Luciane Alberto, fisioterapeuta da Oxigênio Sports, e hoje vou falar um pouquinho sobre PROPRIOCEPÇÃO. Você a usa todos os dias e não sabe. Você precisa dela e nem faz idéia. E o pior, você quase não a treina!!!

Seja você corredor, triatleta, dona de casa ou empresária, precisa melhorar a sua propriocepção.

Então vamos começar do início!

A propriocepção pode ser definida como o monitoramento do estado do sistema musculoesquelético ou sistema locomotor. Os proprioceptores (receptores) estão localizados dentro das cápsulas articulares para indicar a posição da articulação ou indicar modificações rápidas na posição da articulação. Traduzindo para o bom português: São vigias que dizem a exata localização de uma parte do corpo ou se há uma alteração brusca desta posição. Na prática, nos equilibra em pé, quando estamos parados ou quando estamos correndo e caminhando e damos aquela "virada no pé" e não nos machucamos. Isso é sinal que a propriocepção está boa.

Mas, quando há esta "virada" e há uma dor forte, inchaço e calor, é sinal que a sua propriocepção não está boa e você teve um entorse de tornozelo.

Independente de ser uma pessoa que pratica exercícios ou não, é preciso treinar esta comunicação da articulação como cérebro. Já avaliei muitos atletas com uma excelente resposta proprioceptiva e também alguns que tem uma péssima resposta, estando em risco de fazer uma lesão grave em uma ação simples.

Os atletas e alunos da Oxigênio Sports, fazem treinamento proprioceptivo. Não vou mentir, a maioria não gosta de fazer. Mas não é uma questão de gostar, mas de precisar... e, com o tempo, percebem a melhora do equilíbrio e a diminuição das lesões.

No dia a dia, talvez não se note muito a diferença, mas para quem treina, que põe o corpo próximo ao limite, há uma notável melhora na estabilidade articular de uma maneira geral.

Agora, não importa se você faz atividade física regular: se você anda, você PRECISA melhorar a sua resposta proprioceptiva, pois nos tempos modernos, somos menos equilibrados, desfiamos menos o nosso equilíbrio. E este é um tipo de treinamento que visa a qualidade da sua vida no futuro, pensando em quando você não tiver mais no auge físico e vai precisar que o equilíbrio esteja em bom estado, e não apenas a musculatura, para que continues independente nas suas atividades diárias.

Converse com o seu educador físico, treinador, fisioterapeuta ou me mande um sinal de fumaça, e comece para ontem! Os resultados vêm aos poucos, mas vale à pena!

Luciane Alberto – Fisioterapeuta

www.oxigeniosports.com.br

http://lucianealbertofisioterapia.blogspot.com/

Oxigênio Sports – Academia e Assessoria Esportiva

Rua Garibaldi, 1187 – Bom Fim
51 3061.5101



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ghola Camisas

Vista bem o seu negócio: Camisas personalizadas para empresas e private label