segunda-feira, 25 de março de 2013

Casa da Cultura Digital Porto Alegre





Casa da Cultura Digital Porto Alegre inaugura cineclube na CCMQ dia 28/3

Proposta é mostrar filmes e promover debates sobre cultura digital uma vez por mês; na estreia, será exibido “Tudo é Remix”

Na próxima quinta feira (28/3), às 18h30, Porto Alegre ganha mais um espaço de exibição e debates sobre cinema: o Cineclube Casa da Cultura Digital. A ideia é promover a exibição, difusão e discussão de filmes/conceitos/ideias/práticas relacionados a cultura digital. Serão exibidas obras que discutam a questão dos direitos autorais, o copyleft, cultura livre, remix, redes sociais, cultura hacker, ciberativismo, software livre, liberdade na rede, compartilhamento, pirataria, remix, entre outros assuntos que entram no escopo da cultura digital.

As exibições vão acontecer mensalmente, na Casa de Cultura Mário Quintana, onde está localizada a CCD Poa, sempre com entrada franca. Para o debate posterior em cada dia de exibição, estarão pessoas que trabalham, discutem ou vivenciam intensamente este admirável mundo das tecnologias digitais e suas implicações sociais e políticas na vida cotidiana.

Na estreia, o filme escolhido é “Tudo é Remix” (everything is a remix - http://www.everythingisaremix.info/), documentário em quatro partes (de aproximadamente 10 min. cada uma) dirigido e produzido por Kirby Ferguson, lançado entre 2010 e 2012 na rede. O filme traz para o debate a ideia de que copiar e recombinar é um elemento essencial de criatividade; para isso, discute desde os casos de plágio do Led Zeppelin até as citações constantes ao cinema dos filmes de Quentin Tarantino, passando ainda pela crítica ao sistema de propriedade atual, onde “as idéias são consideradas como propriedade, lotes únicos e originais, com limites distintos”.

Em entrevista ao site BaixaCultura, parceiro juntamente com Casa de Cultura Mário Quintana do CIneclube CCD, o diretor Kirby Ferguson diz que fez o filme para ”mostrar como copiar é um elemento de criatividade, e de uma forma ou de outra, todos somos cópias” (Fonte: http://baixacultura.org/2011/03/01/tudo-e-remix-e-vice-versa/). “Tudo é Remix”, foi financiado por financiamento coletivo (crowdfunding) através do site norte-americano “Kickstarter” e está disponível para exibição em streaming no site http://baixacultura.org/2012/05/24/tudo-e-remix-na-integra-e-com-legenda/. A exibição no cineclube vai ser em cópia digital com legendas em português.

A segunda data do Cineclube está marcada para o dia 23 de abril, no mesmo local e horário, com a exibição do filme “Arduíno - o documentário” (http://baixacultura.org/2011/10/28/arduino-o-documentario-do-hardware-livre-leve-e-solto/), documentário de 2011 sobre a placa de hardware livre homônima que está revolucionando a produção caseira de objetos e artefatos digitais.

Abertura com ESCUTA!

Para a estreia na quinta feira dia 28 de março, o Cineclube vai contar com a participação especial de músicos do ESCUTA - o Som do compositor (http://www.facebook.com/escutaosomdocompositor). O grupo é formado por mais de 30 compositores baseados em Porto Alegre que apostam nas composições autorais e num som baseado no violão e voz. Sediaram, ano passado, um primeiro festival ESCUTA, em dezembro de 2012 no Teatro de Arena, e desde então vem crescendo em popularidade e qualidade em suas composições. Kledir Ramil, ex-integrante dos Almôndegas, escreveu recentemente, em sua coluna na Zero Hora, que a essência do grupo “é a mesma dos saraus: novos autores, mostrando suas canções, só de voz e violão. Tudo começou em apartamentos e evoluiu para espaços aberto ao público, não apenas para convidados.

O Escuta se define como um bando sem “unidade estética ou ideológica”, com o objetivo de encontrar “pontos de contato entre uma geração, estabelecer diálogos e descortinar a cena musical da cidade”. Kledir finaliza: “o grupo traça um panorama animador da nova música portoalegrense”.

No debate após o “Tudo é Remix”, os músicos do grupo e os integrantes da CCD POA vão mediar um debate sobre os desafios e possibilidades do cenário na cultura digital.


SERVIÇO

Estreia do Cineclube Casa da Cultura Digital Porto Alegre
28 de março - 18h30
(Abertura: Escuta! - O som do compositor, exibição de “Tudo é Remix”, seguido de debate)
Teatro Bruno Kiefer - 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro)

Contatos:
Aline (9697-4988), Janaína (9990.0512), Leonardo (8185-2209), Luhcas (8128-4887).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ghola Camisas

Vista bem o seu negócio: Camisas personalizadas para empresas e private label