Pular para o conteúdo principal

1º ciclo do Cineclube CCD POA





Ciberativismo encerra o 1º ciclo do Cineclube CCD POA

“We are a Legion: The Story of Hackativists”, documentário sobre o grupo ativista Anonymous, vai ser exibido na quinta-feira, 27/6, às 18h30

Na próxima quinta feira (27/6), às 18h30, o Cineclube Casa da Cultura Digital encerra o 1º ciclo de atividades em 2013 “We are a Legion: The Story of Hackativists”. O documentário conta a história do grupo de ativistas Anonymous, desde as origens do coletivo, que começou nos fóruns de imagens 4chan e 711chan, onde as postagens podem ser feitas de forma totalmente anônima, até as atuais “invasões” de sites como protestos e a apropriação, no mínimo polêmica, do nome “Anonymous” por grupos no mundo todo.

O documentário foca na ideia da desobediência civil on-line ao citar precursores do ativismo digital, como o Cult of the Dead Cow, grupo dos EUA formado nos anos 1980, e na história do grupo - em especial por meio das conversas com integrantes do Anonymous presos em julho de 2011 e à espera de julgamento por causa dos ataques contra PayPal, Visa e MasterCard em 2010, em represália ao corte de serviços ao site Wikileaks.

Segundo uma matéria publicada na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/tec/1047946-filme-we-are-legion-mostra-quem-sao-os-ativistas-do-grupo-hacker-anonymous.shtml), “foi com muita paciência que o diretor Brian Knappenberger frequentou salas de bate-papo usadas pelos integrantes do Anonymous, durante um ano, tentando ganhar a confiança de alguns para filmar seu documentário “We Are Legion”.

“Quando você fala com gente que esconde a identidade, é um desafio saber o que está por trás. É preciso calma. Um deles disse que me conhecia, e até hoje não tenho ideia de quem era”, contou o diretor, também jornalista de 41 anos, que lidera a produtora Luminant, em Los Angeles, colaboradora dos canais Discovery Channel e Bloomberg Television.

Entre as polêmicas do grupo, está a divulgação de informações de internautas, como números de cartões de crédito, para provar a fragilidade de sistemas. “Eles fazem isso de forma barulhenta, pública, é uma provocação. É diferente dos hackers que invadem para roubar e fazem isso silenciosamente”, defende o diretor Brian. Alguns ataques chegaram a reunir 10 mil pessoas, mas só de 200 a 300 costumam frequentar salas de bate-papo em períodos calmos.

Continuando com a ideia de itinerar pelos espaços da Casa de Cultura Mário Quintana, o Cineclube desta vez vai ocorrer na Sala Luís Cosme, no 4º andar da CCMQ. Após a exibição do filme - que passou inédito nas salas de cinema do brasil - haverá debate com William Araújo - jornalista e doutorando em Comunicação e informação (UFRGS), pesquisador de fenômeno emergentes na rede como o ciberativismo - e Felipe Villanova - licenciado em Filosofia e mestrando em Ética e Filosofia Política pela PUCRS e ativista pela democracia direta via Internet no Brasil. A conversa também terá mediação e participação dos integrantes da CCD Poa.

Vale lembrar que o filme conta a história da origem do Anonymous no mundo, não se atendo ao caso brasileiro. Aqui no Brasil, o Anonymous tem algumas condutas que, inclusive, também queremos discutir após o filme.

CINECLUBE CCD POA

A ideia do Cineclube é promover a exibição, difusão e discussão de filmes/conceitos/ideias/práticas relacionados a cultura digital. Estão sendo exibidas obras que discutam a questão dos direitos autorais, o copyleft, cultura livre, remix, redes sociais, cultura hacker, ciberativismo, software livre, liberdade na rede, compartilhamento, pirataria, entre outros assuntos que entram no escopo da ideia de cultura digital.

As exibições desse primeiro ciclo aconteceram mensalmente, na Casa de Cultura Mário Quintana, onde está localizada a CCD Poa, sempre com entrada franca. Para o debate após cada dia de exibição, participaram pessoas que trabalham, discutem ou vivenciam intensamente o mundo das tecnologias digitais e suas implicações sociais e políticas na vida cotidiana.

Para o 2º semestre, o Cineclube CCD vai continuar com um novo ciclo de filmes, com a mesma proposta de funcionar de forma itinerante pelos espaços da Casa de Cultura Mário Quintana, com periodicidade mensal. Em breve divulgaremos a programação do 2º semestre.


SERVIÇO
Cineclube Casa da Cultura Digital Porto Alegre
We are a Legion: The Story of Hackativists - Trailer: http://youtu.be/N0IDkzhBQMg
27/6, 18h30
Sala Luís Cosme (4º andar)
Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro, Porto Alegre)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROVOCATEUR

Festival de Cervejas

300 - MENU 300 EXPERIENCE