terça-feira, 30 de julho de 2013

Gravura destaca mostra individual de Maria Inês Rodrigues




Gravura destaca mostra individual de Maria Inês Rodrigues
Trabalho é batizado de "Uma expressão legítima da vida e da arte"
por Alfredo Aquino

Em um momento em que a arte e a cultura passam por um intervalo de tempo sombrio e cheio de questionamentos, permeado pelo desânimo, pelo tédio e pela assincronia com o seu próprio instante, definido pela imagem precisa de Jean Clair como o “inverno da Cultura”, a artista pintora, gravadora (e escultora) Maria Inês Rodrigues nos acena a notícia e oferece um qualificado passeio pela esperança e fé na resiliência de sua própria arte.
Suas propostas têm o vigor e o rigor de seu ‘saber fazer’ qualificado. A pintura em grande formato, as novas séries de gravuras (Mistérios de gatos e Maternidades) renovam seu fervor pela pesquisa na criação profícua e na sua curiosidade em aprofundar novas técnicas e  desenvolver algo além do que já fez.
Pintar com qualidade é difícil, é preciso saber fazê-lo sem cair no maneirismo, na habilidade convencional ou nas receitas anódinas da decoração frívola. Maria Inês passa ao largo dessas tentações e vai pintando o que ela acha que deve para expressar os seus valores e sentimentos.
Isso não é pouco em tempos de aparências e cópias. Ela expressa o que vive nesse momento, seu tempo de construção, de felicidade, de saúde, de convívio familiar, de esguia elegância, de delicadezas.
Nas séries de gravuras em metal, a audácia das cores e o humor das metáforas de seus misteriosos gatos e a delicadeza e a sobriedade elegante das cores contidas e econômicas, sem alarido, monocromáticas e regidas pelo traço finíssimo e cirúrgico, com recortes, a definir formas e apontar a elegia à vida nas obras consagradas à maternidade (nas quais a artista homenageia as mulheres, as mães, a própria filha e sua neta recém-chegada).

Maria Inês Rodrigues
Nascida em Porto Alegre (RS), em 1943. Iniciou seus estudos de desenho aos quatorze anos com os artistas Vasco Prado e ZoráviaBettiol. De 1967 a 1969 estudou na SladeSchool, em Londres, e, posteriormente, pintura com AdoMalagoli e Iberê Camargo. Formou-se em Artes plásticas pela Ufrgs, em 1988. Dona de um conhecimento técnico aprofundado sobre os procedimentos acerca da gravura, desenvolveu uma significativa carreira, produzindo várias séries de peças de grande qualidade, ao longo de mais de 30 anos de carreira. Seus trabalhos estão presentes em acervos importantes de museus no Brasil (Margs, MASP, MAB-FAAP SP) e em diversas coleções particulares, no País e no exterior. Em 2012, foi catalogada no livro Fine Art, History ou Art & Film Studies, da UCL Library Services, da University College London.

Serviço
Exposição "Uma expressão legítima da vida e da arte" - de Maria Inês Rodrigues:
Pinturas - Grandes formatos em óleo sobre tela (5 telas)
Mistérios degatos - Gravuras em metal (5 séries de gravuras)
Maternidades - Gravuras em metal e recortes (10 séries de gravuras)
Serigrafias
Local: Gravura Galeria de Arte
Endereço: Rua Corte Real, 647 - Petrópolis - Porto Alegre
Abertura: 1º de agosto, quinta feira, às 19h
Visitação: até 31 de agosto de 2013
Horários: de segunda a sexta, das 9h30min às 18h30min; sábados, das 9h30min às 13h30min
Fone: (51) 3333-1946

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ghola Camisas

Vista bem o seu negócio: Camisas personalizadas para empresas e private label